· Porque é brincando que a criança se desenvolve, exercitando suas potencialidades;
· Porque, brincando, a criança aprende com toda riqueza do aprender fazendo, espontaneamente, sem pressão ou medo de errar, mas com prazer pela aquisição do conhecimento;
· Porque, brincando, a criança desenvolve a sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo;
· Porque, brincando, aprende a participar das atividades, gratuitamente, pelo prazer de brincar, sem visar recompensa ou temer castigo, mas adquirindo o hábito de estar ocupada, fazendo alguma coisa inteligente e criativa;
· Porque, brincando, prepara-se para o futuro, experimentando o mundo ao seu redor dentro dos limites que a sua condição atual permite;
· Porque, brincando, a criança está nutrindo sua vida interior, descobrindo sua vocação e buscando um sentido para sua vida.
(CUNHA, 1994)
Brincar para a criança não é uma questão apenas de pura diversão, mas também de educação, socialização, construção e pleno desenvolvimento de suas potencialidades.
Um comentário:
Oi Tia Angélica! td bem?
eu sempre vi o brincar como algo além do prazeroso. na pré escola eu o vejo como o passo inicial para o aprendizado. tenho experiências fantásticas quanto a isso.
pena q hoje a priorização da pré escola seja o aprender não brincando e, pior, robotizando os alunos.
A famosa revista nova escola detona alguns pontos, inclusive esta frase(aprenda brincando).
é preciso cautela para discernir o que está nela, que tem na capa Blá blá blá. vc já leu?
um horror!!!!!
bj. Gisele
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