sábado, 30 de janeiro de 2010

Jogo: Dominó de nomes



Objetivo
Identificar as letras do alfabeto;
Identificar a escrita de seu nome;
Selecionar letras que pertencem ao seu nome;
Estabelecer semelhanças e diferenças entre as letras do nome de cada aluno;
Relacionar letra maiúscula e minúscula;
Relacionar letra cursiva e letra script.


Material a ser utilizado
cartolina
canetinha


Procedimentos
Recorta-se a cartolina em retângulos de 8 cm x 4 cm aproximadamente.
Com uma canetinha, risca-se um traço dividindo o retângulo. Em cada peça, escreve-se no lado direto o nome de um aluno e o mesmo nome deve ser escrito no lado esquerdo da outra peça e assim sucessivamente.


Variações do jogo:

Fichas com o mesmo nome escrito de diferentes formas. Cada aluno deve encontrar todas as fichas com seu nome, podendo agrupar, colar, fazer relatório, mencionando a quantidade de nomes encontrados etc.



Desenrolar:
Divide-se a turma em duplas e para cada dupla entrega-se um conjunto de aproximadamente 20 peças. Todas as peças devem ser viradas para baixo, embaralhadas e divididas entre os jogadores. Um aluno inicia o jogo colocando uma peça de dominó no centro da mesa. O outro jogador deve procurar uma peça que contenha um dos nomes que estão nas pontas. Quando encontrada, deve-se encostar as peças com nomes iguais. Se o jogador não tiver a peça que contenha um dos nomes que estão sem par sobre a mesa, ele deve passar para o próximo jogador. Vence o jogo aquele que ficar sem nenhuma peça primeiro.

3 comentários:

Sirley disse...

Parabens, gostei muito das historinha e jogos, continue nos aprentando mais novidades.

Anônimo disse...

adorei suas atividades muito criativa!!!!

Tia Kelly disse...

Oi Tia Angélica descobri o seu blog hoje e fiquei muito feliz pois vai me ajudar muito na minha atuação como professora de educação infantil tem dicas muito legais ,tudo de bom e continue sempre assim.Beijos...