sábado, 5 de novembro de 2011

Estimulando a criatividade

Cada dia mais, o mundo exige que as pessoas apresentem soluções criativas para as mais diversas situações. Essa habilidade está se tornando tão importante quanto matérias tradicionais da escola, como matemática ou história. Por isso, é essencial que as crianças cresçam em um ambiente adequado e recebam estímulos para que possam desenvolver a capacidade de criar.

Ser criativo não significa apenas ter uma idéia mirabolante atrás de outra ou sempre conseguir pensar naquilo que ninguém mais pensou, mas sim ser capaz de criar soluções para as próprias dificuldades e enxergar oportunidades em situações nas quais a maioria das pessoas só vê problemas. E isso se aprende em casa! Os pais podem e devem valorizar a inventividade de maneira lúdica, despertando nos filhos a capacidade de encarar o mundo de um modo especial.

A importância do estímulo

Os pais e a escola são fundamentais para o desenvolvimento de um crescidinho criativo. Eles podem incentivar o desenvolvimento da imaginação e da capacidade de criar com atividades, palavras, atitudes e brincadeiras que farão toda a diferença.

Encorajar seu filho é o melhor que você pode fazer por ele, e elogios podem ser incluídos nessa categoria. Quando os pais encorajam a criança a experimentar idéias novas, indiretamente investem em sua auto-estima e fazem com que fiquem mais fortes para lidar com os desafios. Também é importante ensinar os pequenos a perceber as diferenças que existem no mundo, sejam as concretas ou as abstratas.

Deixe que seu filho tenha contato com pontos de vista variados e mostre a ele as diferenças entre os objetos, lugares e pessoas. Vale comparar tamanhos, cores, formas e ensinar porque cada coisa é do jeito que é. E prepare-se para responder com paciência e disposição ao monte de perguntas que virão depois de tanta observação. Afinal, o mundo do seu crescidinho está se ampliando!

Os pais também podem colaborar dando um reforço para a já fértil imaginação infantil. Deixe que seu filho proponha as brincadeiras e embarque nelas, permitindo que ele determine os rumos da história.

Evite impor regras nessa hora ou determinar como seu filho deve brincar. Reserve um espaço da casa onde ele possa dar asas às fantasias à vontade e em segurança.

Na hora de escolher brinquedos, dê preferência àqueles que instigam a imaginação e estimulam o raciocínio, como peças de encaixar, jogos e quebra-cabeças. Outras atividades, como pintura, desenho, leitura e música também devem ser estimuladas - nesse caso, a participação dos pais pode motivar o interesse. Aproveite e desenhe com seu filho, leia histórias, cante e dance com ele.

O que não fazer

Por outro lado, sem perceber os pais podem ter algumas atitudes que acabam desestimulando a criatividade de seus filhos. Pais impacientes e muito críticos podam as tentativas da criança de buscar soluções alternativas e exercitar o pensamento. Também é muito comum que os pais insistam para que a criança faça determinada tarefa do jeito que eles ensinaram e, assim, a criança aprende a copiar, mas não a criar.

Crianças que ouvem muito "não pode" ou "não é assim que se faz" perdem a coragem de experimentar e não se sentem seguras o bastante para expor suas idéias para a família, temendo uma reprimenda ou uma negativa.

Desafiar o método tradicional pelo qual as coisas se realizam faz parte do processo de desenvolvimento do pensamento criativo. Isso significa mudar o jeito de engatinhar para descer um degrau, empilhar travesseiros para subir no sofá, utilizar um brinquedo para alcançar outro, e muito mais. Se os pais estão sempre "adivinhando" o que os filhos querem, tiram deles a chance de fazer essas experiências e conquistar sucessos ou fracassos - que também são importantíssimos no processo de formação.

Isso não quer dizer que os pais não podem dizer não aos filhos, afinal, crianças precisam de disciplina e de segurança, pois não têm noção do perigo. O que prejudica é a proibição gratuita e sem explicação. Quando disser não ao seu filho, explique sempre a razão.

Com o tempo, diante das idéias inovadoras do seu crescidinho, você vai perceber que sua dedicação valeu muito a pena!

créditos: Johnson & Johnson

Nenhum comentário: