segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O jogo do castelo



O objetivo desse jogo é conhecer a série numérica, suas regularidades; ler e escrever números. É composto por um tabuleiro em forma de castelo dentro do qual há um quadro numérico ( a professora pode optar por fazer um quadro com menor quantidade) e fichas de E.V.A. para cobrir e descobrir os números de acordo com as problematizações trazidas pela professora. Cada número do quadro corresponde a um quarto do castelo.



A professora deve usar sua criatividade para criar uma história na qual os quartos precisem ser ocupados. Por exemplo, um príncipe que iria se casar e convidou várias pessoas para o casamento, um grande baile que aconteceria no castelo... É só usar a imaginação!

A partir da história contada podem ser criadas diversas situações:
cobrir os números a medida que conta com as crianças quantos quartos há no castelo;
descobrir os números ao realizar essa mesma contagem;
cobrir alguns números e dizer para as crianças que aqueles quartos já estão ocupados, questionando quais seriam;
criar uma história dizendo que algum personagem junto com sua família, ocupou todos os quartos iniciados ou terminados com determinado número;
indicar um determinado número onde algum personagem foi hospedado e solicitar às crianças que localizem.
Enfim, são muitas as situações que podem ser formuladas a partir da história.

Depois de trabalhar bastante com o tabuleiro, a professora pode partir para as atividades em folhas envolvendo o quadro numérico, para completar ou localizar números com as mais diversas problematizações.

Créditos: Lá na minha escola

Nenhum comentário: