ditado em duplas - o professor um pequeno trecho que deverá ser ditado e organiza a turma em duplas heterogêneas, envolvendo os alunos com maior ou menor facilidade em ortografia. Quem tem maior dificuldade dita primeiro. Além de ditar, o aluno deve também acompanhar o que o colega está escrevendo e apontar os erros que for encontrando. Depois quem escreveu primeiro dita ao outro o mesmo texto. Isso permite que a criança com mais dificuldades possa obter melhores resultados e se encoraje para aceitar novos desafios.
jogo de ditado - há ainda uma outra variação interessante que permite trabalhar a articulação entre aumento da velocidade na escrita e redução de problemas ortográficos. O professor põe no quadro-negro várias cópias do texto a ser ditado. O aluno deve se dirigir ao local em que estão afixados os textos, memorizar um trecho, voltar à sua carteira e escrever a passagem. Vence quem escrever em menos tempo, com letra legível e menor número de erros.
ditado com adivinhações - você cria quadrinhas com características de determinados objetos, animais, os alunos têm que descobrir do que você está falando e escrever o nome.
Ex.: sou pequena, redonda e faço a alegria dos meninos. Sou a __________
ditado musical - coloca-se uma música para os alunos escutarem. No momento que ela para, os alunos devem escrever a última palavra que ouviram. Uma variação: ter a letra da música com lacunas, depois de ouvir a música, escrever as palavras que faltam.
ditado completando frase - a professora escreve uma frase incompleta e dá 2 ou 3 opções de palavras para que os alunos completem a frase. Essas palavras não são escritas. Ex.: A cassa é ______________. (pequena, amarela, bonita). Pode aumentar o grau de dificuldade pedindo que completem a frase com duas palavras.
ditado relâmpago de frase - a professora escreve uma frase e pede que leiam. Em seguida, apaga a frase e pede que escrevam.
ditado com apoio - colocar um cartaz com as sílabas, acentos, r, s, n, m, l, u e vogais. Ao falar uma palavra, apontar para as sílabas da mesma. Em seguida as crianças escrevem a palavra ditada. Funciona como um "jogo da memória".
ditado soletrado (Sonia Ubeda) - "dito a palavra e as crianças soletram sílaba por sílaba.
Isso tem auxiliado bastante o processo de construção de escrita de minhas crianças. Durante o ditado costumo lançar perguntas como: é com z ou s? x ou ch? porque? porque l e não u?
Mesmo os que ainda não conseguem escrever de forma convencional, conhecendo as letras do alfabeto, conseguem acertar a maioria das palavras e isso gera maior estímulo e confiança."
ditado em colunas - o professor entrega aos alunos uma folha com várias palavras escritas em colunas. O professor dita a palavra e os alunos riscam na lista a palavra ditada.
ditado com imagens - o professor mostra gravuras ou objetos e as crianças escrevem a palavra. Ou então mostra a palavra e eles fazem os desenhos.
ditado com dicas - o professor dá as "dicas' para o aluno descobrir a palavra.
"É amarelo, redondo e ilumina a Terra". (Sol)
"É cheiroso e usamos para tomar banho". (sabonete)
Variação: os alunos dão as dicas para os colegas.
ditado relâmpago - este ditado visa principalmente ao treino das dificuldades ortográficas. Mostras a palavra numa ficha ou escrever no quadro.
O aluno lê a palavra. O professor esconde a palavra e o aluno escreve a palavra.
Depois, o professor mostra a palavra.
autoditado - os alunos escrevem uma lista de palavras que quiserem. eles gostam muito deste tipo de ditado e ao fazê-lo aumentam sua autoconfiança, procurando melhorar cada vez mais e errar menos.
ditado de memória visual - o professor mostra uma gravura com desenhos de diversos objetos, animais, tipos de alimento, frutas, etc.
É dado um tempo para os alunos memorizarem os objetos que constam na gravuram.
Depois, o professor retira a gravura e os alunos procuram escrever os nomes dos objetos. quem escrever mais palavras será o campeão.
Variação: em vez de mostrar desenhos ou gravuras, o professor mostrará um grupo de palavras de treinos ortográficos estudados pelos alunos.
ditado cochicho - o professor mostra a palavra numa ficha ou escreve no quadro.
Ele fala a palavra bem baixo, exagerando a sua articulação.
Os alunos lêem a palavra em voz alta.
Os alunos escrevem a palavra.
Depois, conferem se escreveram a palavra certa.
ditado desenhado - ler as palavras das fichinhas e fazer os desenhos correspondentes nos quadrinhos.
ditado recortado - colar ou copiar no lugar certo das palavras correspondentes aos desenhos.
ditado adedanha - o professor sorteia uma letra do alfabeto.
Os alunos vão escrever nomes: animal, planta, objeto, etc.
ditado de bingo - o professor prepara as cartelas do bingo com as palavras.
Os alunos marcam com um x as palavras que forem sorteadas.
ditado enigmático - escrever somente a primeira letra do desenho e descobrir as palavras.
Ex.: desenhos peteca, olho, rato, tartaruga, anel.
P O R T A
ditado surpresa - coloque alguns objetos dentro de uma caixinha bem bonita e passe durante a aula pela sala. As crianças vão tirando os objetos e escrevendo sua lista.
ditado lacunado - o aluno recebe a cópia de um texto do qual foram retiradas algumas palavras. Sua tarefa é acompanhar a leitura do professor e completar as lacunas. A atividade permite ao professor selecionar os aspectos que pretende explorar, como palavras acentuadas, r ou rr, l ou u, s ou ss, por exemplo. Outra maneira de trabalhar com o ditado lacunado é envolver os alunos na seleção de palavras que eles considerem difíceis. Em geral essas palavras são aquelas em que há o emprego de letras rivais para uma mesma posição. Um grupo de alunos seleciona previamente as palavras que devem ser omitidas da cópia e dita o texto aos demais. Depois outro grupo realiza a tarefa.
(fonte: grupo professores solidários)
Créditos: Tia Gi
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