segunda-feira, 18 de junho de 2012

Atividades de psicomotricidade

NUMEROBOL

Jogam duas equipes (cada uma em seu campo). Os
participantes ficam sentados paralelamente às linhas laterais
da quadra formando uma fileira, divididas em 2 equipes de
número de integrantes igual. Cada jogador será numerado, na
ordem da fileira, de 1 até 10, por exemplo. O mesmo para a
outra equipe. No centro haverá uma bola e ao sinal do
monitor, que gritará um número, por exemplo 7, os dois
jogadores (uma de cada equipe) que corresponderem ao
número falado, devem sair da fileira e ambas tentarão fazer
uma cesta.


APITO ESCONDIDO
Faz-se uma roda onde todos estarão em pé. Algumas crianças
sairão da roda e não escutarão a explicação inicial do
monitor. Quando as crianças voltarem, uma por vez, será dito
a ela que na roda existe um apito, com alguma criança, e ela
deve descobrir com quem está. São várias tentativas até que
a "vítima" descubra  a criança que apitava levando as mãos até a boca, assim como os demais, que fingem ter o apito.


ENTRE AS PERNAS
Forma-se uma roda, todos em pé e com as pernas
ligeiramente afastadas, de modo a tocar lateralmente o pé
dos companheiros ao lado. O objetivo é fazer gol entre as
pernas dos companheiros, que tentarão defender-se das bolas
que possivelmente venham em sua direção. Não é permitido
tocar a bola com outra parte do corpo a não ser as mãos e a
bola deve correr sempre rasteira. Tomando um gol (bola
passando entre as pernas) a pessoa deve virar, ficando de
costas para a roda, porém ainda podendo marcar gols.
Acrescentar o número de bolas durante o jogo é interessante.


SINCRONISMO
Jogo de duplas. Brinca uma dupla de cada vez. Os
participantes segurarão as extremidades de uma folha de
jornal. O mestre irá dinamizar as ações a serem cumpridas
pelas duplas (correr, saltar, girar, etc) sem que se rasgue o
jornal. A dupla que ficar mais tempo com o jornal sem rasgar,
vence a prova.


FOGE COM A BOLA




Cada aluno estará com uma bola, ficando todos espalhados
pela quadra. O caçador ficará sem bola. Ao sinal do professor,
os alunos terão que fugir conduzindo a sua bola, não
deixando que o caçador a pegue. O aluno que perder a bola
passará a ser o caçador, sendo que este não poderá tirar a
bola daquele que antes o tinha pego.




CADEIROBOL




Distribuir 6 cadeiras, 3 de um lado e três do outro, colocadas
uma ao lado da outra (a 3 metros uma da outra). Dividir o
grupo total em dois, 3 jogadores de cada time ficarão
sentados nas cadeiras. O objetivo do time é fazer com que a
bola chegue aos alunos da cadeira, as cadeiras da ponta
valem 1 ponto e a cadeira do meio vale 3 pontos. Quem
estiver com a bola não pode ser tocado e quem estiver com
bola não pode ficar mais que 5 seg. com a mesma, o jogador
da cadeira não pode levantar para receber a bola. Ganha o
time que obtiver mais pontos.




http://atividadesescolaresprojetosideias.blogspot.com.br/2012/05/exercicios-de-psicomotricidade.html

Um comentário:

Adriana Dezerto disse...

ADOREI SEU TRABALHO!ESTÁ DE PARABÉNS! JÁ ESTOU SEGUINDO E LEVANDO SEU LINK!AGUARDO SUA VISITA!BJJJ!