A presença da tecnologia em nossa sociedade constitui a
primeira base para que haja necessidade de sua presença na escola.
O uso da tecnologia foi introduzida com maior ênfase nos
anos 60
( Pedagogia tecnicista )
Nos anos 80 a tecnologia educacional passou a ser
compreendida como uma opção de se fazer educação contextualizada com as
questões sociais.
Não basta a utilização de tecnologia, é necessário inovar
em termos de prática pedagógica.
(SAMPAIO
& LEITE apud LEITE, 2003, p.12)
As tecnologias merecem estar presentes no cotidiano
escolar primeiramente porque estão presentes na vida.
Também para:
-
Diversificar as formas de produzir e apropriar-se do conhecimento;
-
Serem estudadas, como objeto e como meio de se chegar ao conhecimento,
já que trazem embutidas em si mensagens e um papel social importante;
-
Permitir aos alunos, através da utilização da diversidade de meios,
familiarizarem-se com a gama de tecnologias existentes na sociedade;
-
Serem desmistificadas e democratizadas;
-
Dinamizar o trabalho pedagógico;
-
Desenvolver a leitura crítica;
-
Ser parte integrante do processo que permite a expressão e troca dos
diferentes saberes.
Para isso o professor deve ter clareza do
papel das tecnologias como instrumentos que ajudam a construir a forma de o
aluno pensar, encarar o mundo e aprender a lidar com elas como ferramentas de
trabalho e se posicionar na relação com elas e com o mundo.
Os recursos
podem ser:
Visuais e
táteis
Auditivos:
Critérios
para seleção dos recursos tecnológicos:
a)
Adequação aos objetivos, ao conteúdo e ao grau de desenvolvimento dos
alunos, aos seus interesses e necessidades;
b)
Adequação à função que se quer desenvolver (cognitiva, afetiva ou
psicomotora);
c)
Simplicidade,: fácil manejo, baixo custo, manipulação acessível;
d)
Qualidade e exatidão;
e)
Atrativos: devem despertar interesse e curiosidade.
Lembrete!
É importante lembrar que a primeira regra
para a utilização de qualquer recurso didático é: se não estiver bem elaborado,
construído, ou se você não souber utilizar, não use! Vá a busca desse
conhecimento!
Os recursos didáticos não podem ser utilizados
como se fossem as aulas em si.
Isto é, se o professor utilizar um filme,
deve interromper a projeção, fixar cenas, discutir com os alunos, fazer
relatório...
O professor deve já ter preparado outra
atividade, caso isto aconteça. Esporadicamente pode o professor deixar-se
dominar pela inspiração, desde que domine o conteúdo com profundidade,
certamente ele encontrará rapidamente uma alternativa.
A tecnologia de ensino deve auxiliar o
trabalho do professor e não causar transtornos.
FERREIRA,
Oscar Manuel de Castro & SILVA JUNIOR, Plínio Dias da Silva. Recursos
audiovisuais para o ensino. São Paulo: EPU, 1995.
Colocando em prática
Atividade de Matemática
Tema:
Medida de Tempo
Objetivo:
Identificar hora, meia hora, minutos
Recurso:
Relógio analógico
Atividade de Português
Tema: Poesias
Objetivo:
Reconhecer o tipo textual característico da poesia
Recurso:
Impressões diversas de poesias
Atividade de Ciências
Tema:
Formação das nuvens
Objetivo:
Perceber a evaporação e a formação de gotículas
que transformam-se em nuvens.
Recurso:
Panela, água e fogão.
Atividade de Geografia
Tema:
A arte de representar
Objetivo:
Perceber que espaços grandes podem ser representados em miniatura
Recurso:
Maquete construída pelos alunos
Um comentário:
Tia Angélica, nós, do 7º período de Pedagogia da FAPACI, agradecemos sua contribuição nesta noite! Fique com Deus!
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