quarta-feira, 13 de maio de 2015

Prova de Ciências Terceiro Ano


                                                                                                                                                                                                                                                            Avaliação de Ciências


            Olhando para o tipo de nuvem que está na atmosfera, podemos prever se vai fazer sol, se o tempo vai ficar nublado ou se vai chover. Mas para fazer a previsão do tempo e estudar as condições climáticas, os meteorologistas utilizam vários instrumentos. Dê exemplo de dois instrumentos meteorológicos e explique qual é a sua função. (2,0)

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          Leia o texto. (0,5)
Ciclone em alto-mar

Os ciclones, que também são conhecidos como furacões, tufões ou ainda willy-willy, na Austrália, são turbilhõesde ar devastadores que nascem nos mares tropicais. Elespodem ser formados quando a temperatura do marultrapassa os 26º C.
Começam com uma depressão, que se aprofunda,formando ventos muito violentos e enormes nuvenstempestuosas. Os movimentos dos ciclones são imprevisíveis, e estes podem se bifurcar de repente. Elesdevastam as costas marítimas, porém se tornam mais fracos assim que se distanciam do mar.

O clima: ventos e nuvens: descubra os segredos da meteorologia
e os mistérios da atmosfera. São Paulo: Melhoramentos, 1995.
(As origens do saber natureza).

• Represente, no esquema do termômetro a seguir, o valor da temperatura citada no texto.


        As manchetes abaixo referem-se a fatos do dia a dia relacionados ao clima e ao tempo. Leia-as e depois responda aos itens  a seguir. (1,0)

1. “Clima é o principal responsável pela redução da safra de grãos no Brasil.”

2. “Vai ao jogo? Veja a previsão do tempo, e dê um drible na dor de cabeça!”

3. “Vai dar praia? E as ondas? Programe seu surfe!”

4. “Informe-se sobre a visibilidade nos aeroportos!”

5. “O Brasil pode sofrer um novo apagão energético por causa da falta de chuvas nesse início de verão!”

Adap. do site:
http://www4.climatempo.com.br/ct/IG_index.php?codsit=51&codparext=2052
Acesso em 22/01/2008


        Qual é o principal fator do tempo que está interferindo na manchete 5? ________________

b   Que instrumentos de medição poderiam ser utilizados para avaliar o fator tempo indicado no item 3? ____________________________


4   Observe como está o tempo hoje e complete a tabela abaixo: (1,0)
Data

Temperatura
Chuvas
Ventos
Intensidade
luminosa

____/____/____







5   Quando vemos nos noticiários que choveu bastante ou que caiu um pé d’água daqueles em que, em apenas algumas horas, caiu água equivalente ao mês inteiro, o repórter costuma dizer a medida em milímetros (mm) para representar o volume de água. (0,5)

Qual é o instrumento meteorológico usado para medir a quantidade de chuva?

(    ) Termômetro                  (     ) Biruta                       (      ) Pluviômetro

6   Alguns animais podem nos auxiliar na previsão do tempo. Quando aparecem muitos sapos no ambiente é um sinal que poderá chover. Explique o por quê?  (1,0)


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       Você é o repórter!
Analise a imagem ao lado e escreva uma reportagem sobre ela. Enfatize o fenômeno meteorológico que está ocorrendo.(1,2)



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       Escreva 2 atividades que poderiam ser programadas para dias com as previsões abaixo: (1,8)














9    Por que a previsão do tempo é importante no dia a dia das pessoas? (1,0)

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