Olhando para o tipo de
nuvem que está na atmosfera, podemos prever se vai fazer sol, se o tempo vai
ficar nublado ou se vai chover. Mas para fazer a previsão do tempo e estudar as
condições climáticas, os meteorologistas utilizam vários instrumentos. Dê
exemplo de dois instrumentos meteorológicos e explique qual é a sua função. (2,0)
_________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
_________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Leia o texto. (0,5)
Ciclone em alto-mar
Os ciclones, que também são conhecidos
como furacões, tufões ou ainda willy-willy, na Austrália, são turbilhõesde ar
devastadores que nascem nos mares tropicais. Elespodem ser formados quando a
temperatura do marultrapassa os 26º C.
O clima: ventos e nuvens: descubra os segredos da meteorologia
e os mistérios da atmosfera. São Paulo: Melhoramentos, 1995.
(As origens do saber natureza).
• Represente, no esquema do termômetro a seguir, o valor da temperatura
citada no texto.
As manchetes abaixo
referem-se a fatos do dia a dia relacionados ao clima e ao tempo. Leia-as e
depois responda aos itens a seguir. (1,0)
1. “Clima é o principal
responsável pela redução da safra de grãos no Brasil.”
2. “Vai ao jogo? Veja a
previsão do tempo, e dê um drible na dor de cabeça!”
3. “Vai dar praia? E as
ondas? Programe seu surfe!”
4. “Informe-se sobre a
visibilidade nos aeroportos!”
5. “O Brasil pode sofrer
um novo apagão energético por causa da falta de chuvas nesse início de verão!”
Adap. do site:
http://www4.climatempo.com.br/ct/IG_index.php?codsit=51&codparext=2052
Acesso em 22/01/2008
Qual é o principal fator do tempo que está interferindo na manchete 5? ________________
b Que instrumentos de medição poderiam ser utilizados para avaliar o fator
tempo indicado no item 3? ____________________________
4 Observe como está o tempo
hoje e complete a tabela abaixo: (1,0)
Data
|
Temperatura
|
Chuvas
|
Ventos
|
Intensidade
luminosa
|
____/____/____
|
|
|
|
|
5 Quando vemos nos
noticiários que choveu bastante ou que caiu um pé d’água daqueles em que, em
apenas algumas horas, caiu água equivalente ao mês inteiro, o repórter costuma
dizer a medida em milímetros (mm) para representar o volume de água. (0,5)
Qual é o instrumento
meteorológico usado para medir a quantidade de chuva?
( ) Termômetro ( ) Biruta ( ) Pluviômetro
6 Alguns animais podem nos auxiliar na
previsão do tempo. Quando aparecem muitos sapos no ambiente é um sinal que
poderá chover. Explique o por quê? (1,0)
Você é o repórter!
Analise a imagem ao lado e escreva uma
reportagem sobre ela. Enfatize o fenômeno meteorológico que está ocorrendo.(1,2)
_________________________________________________
_________________________________________________
Escreva 2 atividades que poderiam ser
programadas para dias com as previsões abaixo: (1,8)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
9 Por que a previsão do tempo é
importante no dia a dia das pessoas? (1,0)
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário