quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PARLENDAS


As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre elas. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algunas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.



Pagagaio come milho
periquito leva a fama.
Cantam uns e choram outros
Triste sina de quem ama.


-Um, dois, feijão com arroz,

Três, quatro, feijão no prato,

Cinco, seis, falar inglês,

Sete, oito, comer biscoito,

Nove, dez, comer pastéis.

-Eu sou pequena,

Da perna grossa,

Vestido curto,

Papai não gosta
-Por detrás daquele morro,
Passa boi, passa boiada,
Também passa moreninha,
De cabelo cacheado


-Tropeiro fala de burro,

Vaqueiro fala de boi,

Jovem fala de namorada,

Velho fala que foi.


-Era uma bruxa

À meia-noite

No cemitério

com uma faca na mão

Passando manteiga no pão


-A sempre-viva quando nasce,

toma conta do jardim

Eu também quero arranjar

Quem tome conta de mim


-Batatinha quando nasce,

Se esparrama pelo chão,

Mamãezinha quando dorme,

Põe a mão no coração.


- Homem com homem

Mulher com mulher

Faca sem ponta

Galinha sem pé


- Enganei um bobo

Na casca do ovo!


- Coco pelado

Caiu no melado

Quebrou uma perna

Ficou aleijado


-Uni, duni,tê Uni, duni, tê,

Salamê, mingüê,

Um sorvete colorê,

O escolhido foi você!


- O cochicho

Quem cochicha,

O rabo espicha,

Come pão Com lagartixa


- Rei CapitãoRei, capitão,

Soldado, ladrão.

Moça bonita

Do meu coração


- Fui à feiraFui à feira comprar uva.

Encontrei uma coruja,

Pisei no rabo dela.

Ela me chamou de cara suja


-Dedo mindinho,

Seu vizinho,

Pai de todos,

Fura bolo,

Mata piolho..


- Batatinha quando nascese esparrama pelo chão.

Menininha quando dorme

põe a mão no coração.


- Chuva e sol, casamentode espanhol.

Sol e chuva, casamento de viúva.


- Meio dia, Panela no fogo,

Barriga vazia.

Macaco torrado,

Que vem da Bahia,

Fazendo careta,

Pra dona Maria.


- Papagaio louro

Do bico dourado

Leva essa cartinha

Pro meu namorado

Se tiver dormindo

Bate na porta

Se tiver acordado

Deixe o recado.


- Fui ao botequim Tomar café.

Encontrei um cachorrinho

De rabinho em pé.

Sai pra fora, cachorrinho,

Que eu te dou um pontapé!


-Pinto pelado

Caiu do telhado,

Perdeu uma perna,

Ficou aleijado


- Lá na rua vinte e quatro,

a mulher matou o gato,

com a sola do sapato,

o sapato estremeceu

a mulher morreu

o culpado não fui eu.


-La em cima do piano

tem um copo de veneno

Quem bebeu, morreu

O azar foi seu.-


Agá, agá

A galinha quer botar

Ijê, Ijê

Minha mãe me deu uma surra

fui parar no Tietê

Alô,Alô

O Galo já cantou

Amarelo, amarelo

Fui parar no cemitério

Roxo, roxo,Fui parar dentro do cocho


-Salada, saladinha

Bem temperadinha

Com sal, pimenta e fogo

Um, dois, três.


- Cadê o toucinho que estava aqui?

O Gato comeu

Cadê o gato?

No mato

Cade o mato?

O fogo queimou

Cadê o fogo?

A água apagou

Cadê a água?

O Boi bebeu

Cadê o boi?

Amassando o trigo

Cadê o trigo?

A galinha espalhou

Cadê a galinha?

Botando ovo

Cadê o ovo?

O padre bebeu

Cadê o padre?

Rezando missa

Cadê a missa?

Tá na capela

Cadê a Capela?

Ta aqui.........


-Bão BalalãoBão, babalão,

Senhor Capitão,

Espada na cinta,

Ginete na mão.


-Corre, Cutia,

Na casa da Tia

Corre Cipó

Na casa da Avó

Lencinho na mão

caiu no chão

Moça bonita

Do meu coração


-Um,dois, três-Quem é?

É o padeiro

E o que quer?

Dinheiro

Pode entrarque eu vou buscar

O seu dinheiro

Lá embaixo do travesseiro


-O Macaco foi á feira

Não sabia o que comprar

Comprou uma cadeira

Pra comadre se sentar

A comadre se sentou

A cadeira escorregou

coitada da comadre

foi parar no corredor


- Eu vi um sapo,

na beira do rio,

não era sapão,

nem perereca,

era o (...João) só de cueca


-Pisei na pedrinha,

A pedrinha rolou

Pisquei pro mocinho,

Mocinho gostou

Contei pra mamãe

Mamãe nem ligou

Contei pro papai,

Chinelo cantou.

2 comentários:

Anônimo disse...

casa suja, chão sujo. Esse é difícil, não é?kkk

Anônimo disse...

Nossa, esta ai que vc disse é muito dificil mesmo. Ainda não consegui rsrs.