Pré I
- PORTUGUÊS OBJETIVOS: 1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora. 2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim). 3. Desenvolver Orientação espacial.
4. Desenvolver a oralidade
CONTEÚDOS
• Coordenação viso-motora: 1. Desenho livre. 2. Labirinto. 3. Pintura. 4. Recorte e colagem. 5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
• Percepção visual: 1. Cor. 2. Forma. 3. Tamanho 4. Detalhes. 5. Complementação de figuras. 6. Apresentação das letras, estudo do nome • Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último. • Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.
ESTRATÉGIA Atividades que promovam o interesse da criança.
Trabalho com músicas, jogos, brincadeiras e histórias Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas.
Trabalhar a transmissão de recados, o contar e recontar histórias, o dar suas opiniões e sugestões.
- MATEMÁTICA OBJETIVOS Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc. Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica. Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDOS • Estruturas lógicas: 1. Discriminação (semelhanças e diferenças). 2. Comparação. 3. Identificação. 4. Conjuntos. 5. Correspondência. 6. Cores. • Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo). • Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio). • Medidas: 1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino). 2. Distância entre os objetos (longe, perto). 3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa). 4. Massa (leve, pesado). 5. Temperatura (quente, frio). 6. Som (alto, baixo). 7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
ESTRATÉGIA • Através do uso de material concreto que promovam a discriminação onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas. • Materiais que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
_ESTUDOS SOCIAIS OBJETIVOS 1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa. 2. Desenvolver socialização. 3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito. 4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país. 5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país. 6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
CONTEÚDOS • Eu/Família/Casa. • Escola • Meios de Transporte/Trânsito. • Meios de Comunicação. • Profissões. • Datas Comemorativas: 1. Carnaval. 2. Páscoa. 3. Dia Nacional do Livro Infantil. 4. Dia do Índio. 5. Dia do Trabalho 6. Dia das Mães. 7. São João. 8. Dia dos Pais. 9. Dia do Soldado. 10. Folclore. 11. Independência. 12. Dia da Árvore. 13. Primavera. 14. Semana do Trânsito. 15. Dia das Crianças. 16. Proclamação da República. 17. Primavera. 18. Dia da Árvore. 19. Natal e outros.
ESTRATÉGIA Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão. _ CIÊNCIAS OBJETIVOS • Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo. • Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura. • Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo. • Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos. • Nomear e reconhecer diferentes animais.
CONTEÚDOS • O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo). • A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
ESTRATÉGIA • Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança. • Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor. _ ARTES OBJETIVO • Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança. • Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata. • Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDOS • Artes: desenho livre, pintura, colagens e dobraduras. • Sucata, exploração de diferentes texturas. • Argila e massinha.
ESTRATÉGIA • Utilização de lápis, pincéis, cola, esponjas, rolinhos, giz, estimulando a criatividade da criança através de elogios. • Material de sucata e criatividade do professor. • Apresentação de argila e massinha. OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS • Desenvolver hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. • Habitua-lo a usar as palavrinhas mágicas. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. • Permitir que a criança seja independente. • Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. • Levar a criança a brincar com os outros do grupo. • Fazer com que a criança não fixe em um único colega. • Mante-la ocupada. • Levar a criança a participar das atividades de grupo. Baseado no texto de Aline Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário