sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Adaptação do livro: A Lenda do quero-quero




A lenda do quero-quero

Era uma vez um pássaro que vivia na floresta.
Ele não sabia por quê mas todas as coisas que ele queria não dava certo.

_ Tudo que eu quero não dá certo!

Ele era muito agitado e só sabia dizer:

_ Quero!

Quando encontrava com os outros pássaros ia só gritando:

_ Quero!

E gritava o tempo todo:

_ Quero!

Um dia achou que ninguém era amigo dele e todos só queriam seu mal...

_ Ninguém gosta de mim!

Ficou muito triste e saiu a andar pela floresta chorando muito.
E mesmo chorando gritava...

_ Quero!

E gritava:

_ Quero!

No alto da árvore estava Dona Coruja que vendo aquele pássaro gritando e chorando não se agüentou e foi até o chão:

_ O que acontece com você? Você quer ajuda?

_ Quero!

_ Você quer um amigo para conversar?

_ Quero!

_ Você quer parar de chorar e ficar alegre?

_ Quero!

O beija-flor que era muito amigo de dona coruja logo disse:

_ Nossa! Será que este pássaro só sabe falar uma palavra? Será que ele não sabe falar outra coisa?

Então dona coruja foi logo dizendo:

_ Meu bom pássaro, você não pode simplesmente querer as coisas. Para ter as coisas na vida é preciso mais. É preciso querer duas vezes.

Então o pássaro pela primeira vez parou de chorar:

_ Como assim?!!

Disse o pássaro com brilho nos olhinhos.

_ Espere vou chamar alguns amiguinhos para te explicar melhor:

_ Para vivermos bem e felizes precisamos sempre querer duas vezes. Querer coisas boas para nós e também para os outros que convivem com a gente.

_ Se eu quero ser respeitado eu preciso querer respeitar os pais, os professores e até mesmo meus amiguinhos.

_ Se eu quero ser amado, tenho também que querer o amor dentro do meu coração e distribuí-lo a todos que estão por perto.

Com um ar feliz o pássaro começou a entender ...

_ Se eu quero que cuidem das minhas coisas eu também tenho que querer cuidas das coisas dos outros para que não estraguem e nem fiquem perdidas.

_ É isso mesmo! Se eu quero proteção tenho também que querer proteger... Se quero carinho tenho também que querer fazer carinho.

_ Se eu quero ter saúde tenho que querer cuidar do meu corpo, querer alimentar e praticar esportes.

_ Ah! Agora eu entendi o que é realmente ser feliz!!!

E foi assim que o pássaro aprendeu que o segredo da felicidade está em querer duas vezes. Querer para si e também para os outros.

E foi assim que o pássaro saiu cantando alegremente:

_ Quero-quero! Quero-quero! Quero-quero!

E até hoje o pássaro vive nas florestas alegrando a todos com seu canto. Dizem que ele serve para lembrar a todos que devemos querer o bem para si e também para os outros.

2 comentários:

Maristela Samberg disse...

Oi Angélica!
Sou professora do segundo ano em São Leopoldo RS- No pátio da minha escola apereceram na segunda feira passada três pássaros. Estão lá fazendo seus ninhos. Amei a lenda que você postou pois além de trabalhar os pássaros poderei trabalhar as virtudes já que minha turma tem 21 meninos e 7 meninas cheios de energia e muitas vezes entram em atrito. Obrigada pela grande idéia.

Maristela Samberg disse...

Amei a lenda do quero-quero para trabalhar com meus alunos do segundo ano, já que justamente nesta semana apareceram três destes pássaros no pátio da minha escola e os alunos estão encantados. Amei também porque poderei trabalhar as virtudes já que a turminha de 21 meninos e 7 maninas está a todo vapor e muitas vezes entram em atrito.
Sou professora em uma escola localizada em São Leopoldo- RS. Meu contato de rotina: maristelasamberg@sinos.net
Obrigada pela postagem.