sexta-feira, 30 de julho de 2010

“Ser” professor X “Estar” Professor

No dia 15 de outubro é dia do professor, levando em consideração essa data comemorada por muitos, levanto aqui um questionamento:
Qual a diferença entre "Ser" Professor e "Estar" Professor?

Ser Professor é doação, é dedicação, é dar a vida pelo bem-estar do outro, é ser amigo, irmão, companheiro daqueles querem aprender e porque não, aprender com aqueles que querem ensinar?

Ser professor é abrir o coração para as dificuldades, é exigir também por dignidade, por melhores salários, por uma educação mais justa e fraterna.
Ser professor é amar, é compartilhar o que aprendeu com os que foram e que ainda são professores, é plantar a sementinha da esperança e da justiça na mente e no coração de cada aluno.

Ser professor é simplesmente e orgulhosamente "ser" professor.
Muitos pensam que não há diferença entre "ser" e "estar" professor, mas digo-lhes que há e como há.
Estar professor é trabalhar por obrigação, é não ter compromisso com a educação, é viver descontente.
Estar professor é não se alegrar com as conquistas, é pensar que nunca vai ser valorizado, é não corresponder com as expectativas daqueles que querem um mundo melhor.
Estar professor é não ter tido oportunidade de ser um doutor.
Estar professor é não poder dizer:
Apesar de alguns infortúnios, eu amo minha profissão, com muito orgulho EU SOU PROFESSOR.
A todos aqueles que SÃO PROFESSORES, meu apreço e minha admiração.


Magna Adriana de Melo Lima,

Nenhum comentário: