ALFABÉTICO
Características:
- Compreende a função social da escrita: comunicação;
- Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
- Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
- Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
- Procura adequar a escrita à fala;
- Faz leitura com ou sem imagem;
- Inicia preocupação com as questões ortográficas;
- Separa as palavras quando escreve frases;
- Produz textos de forma convencional.
Atividades favoráveis:
- Todas as anteriores;
- Leituras diversas;
- Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
- Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto;
- Jogos diversos com bingo de letras e palavras, forca...
- Cantinho da leitura
- Alfabeto ilustrado
- Seqüência numérica
- Calendário
- Painel de aniversariantes
- Painel de ajudantes
- Listão de palavras
- Hospital das palavras
- Embalagens, rótulos, anúncios, slogans, cartazes, folhetos; cartas, bilhetes
- Cartões (de aniversário, de Natal etc.)
- Convites
- Diários (pessoais, das crianças da sala etc.)
- Parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas e trava-línguas contos (de fadas, de assombração etc.); mitos, lendas, “causos” populares e fábulas
- Relatos históricos
- Textos de enciclopédia etc
Cada criança tem um ritmo diferente, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilado aos hábitos de trabalho que contribuem para a independência de cada uma delas.
Desenvolver a comunicação oral contribui as varias capacidades como socialização comunicação entre outras.O professor poderá elaborar jogos de perguntas e respostas, explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
Organizar uma roda de conversa e incentivar relatos de experiências vividas e narração; reconto de histórias.Escolher um aluno para ser o “Ajudante do Dia”, incentivando a comunicação daqueles alunos mais tímidos.
Entre outras atividades como :
- Lista de chamada
- Dramatização;
- Produção Artística;
- Roda de historias;
- Listagem;
- Músicas;
- Trava-línguas;
- Parlendas; Adivinhas, Piada
Para auxiliá-lo na tarefa de facilitar o ingresso das crianças no universo da linguagem escrita, o docente tem à disposição algumas atividades consagradas. A leitura para a classe é uma delas. Sentar em roda com a turma, mostrar um livro, falar sobre o autor e ler. Incentivando a escrita utilizando letras móveis ou lápis, assim as crianças descobrem que tudo que fala pode ser escrito. Apresentar diversos gêneros como jornal, ler as regrinhas de jogos ou realizar alguma receita culinária. Circular alguma palavra sugerida pela professora em uma parlenda ou musica
A tentativa de ler listas ou textos conhecidos de memória (poemas, canções e trava-línguas). Sabendo o que está escrito (nomes de frutas, por exemplo), é possível antecipar o que pode estar escrito e confirmar por meio do conhecimento das letras iniciais ou finais, entre outras formas, a criança aprende o funcionamento do sistema de escrita. Além disso, ela compreende como acionar as primeiras estratégias de leitura.
REFERÊNCIAS:
ARAUJO, Maria José de Azevedo . A LÍNGUA ESCRITA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS CONSTRUTIVISTAS.Webartigos.Com.Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/29139/1/A-LINGUA-ESCRITA-COMO-OBJETO-DE-aPRENDIZAGEM-ANALISE-DOS-PRESSUPOSTOS-CONSTRUTIVISTAS/pagina1.html>. Acesso em: 23 ago. 2010.
Castanho, A. F. Mais do que letras: as situações didáticas de Língua Portuguesa. Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/mais-letras-423903.shtml>.Acesso em 23 ago.2010
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. Tradução de Maria Zilda de Cunha Lopes. Retradução e cotejo de textos Sandra Trabuscco Valenzuela. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
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