HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA
Características:
- Escrever e desenhar tem o mesmo significado;
- Não relaciona a escrita com a fala;
- Não diferencia letras de números;
- Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;
- Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm nome um nome pequeno (realismo nominal);
- Usa as letras do nome para escrever tudo;
- Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;
- Leitura global: Lê a palavra como um todo.
Figura 1: Alfabeto móvel Figura 2: Usar, reconhecer e ler o nome
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
- Usar, reconhecer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc;
- Comparar e relacionar palavras;
- Desenhar e escrever o que desenhou;
- Ter contato com diferentes portadores de textos;
- Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, etc;
- Conversar sobre a função da escrita;
- Bingo de letras;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Aumentar o repertório de letras;
- Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo;
- Produzir textos de forma não convencional;
- Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
- Recitar textos memorizados: parlenda, poemas, músicas, etc;
- Atividades em que seja preciso reconhecer e completar a letra inicial e a letra final;
- Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.
2 comentários:
Angélica,
copiei algumas postagens do seu blog para colocar no meu com as referências do seu blog.
Bjs
( Sigo o seu blog e acho ele maravilhoso!!!!!)
Angélica,
acho seu blog maravilhoso. Copiei algums postagens para colocar no meu com a devida referência ao seu.
Bjs
Postar um comentário