Neste blog você encontrará atividades de Educação Infantil: aulas de artes, histórias, peças teatrais, parlendas,músicas, poesias e muito mais...
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Desenvolvimento Infantil
A CRIANÇA AOS 03 ANOS Desenvolvimento físico e motor: - Continua aprendendo a coordenar o músculos maiores, por meio de atividades repetitivas; - Sente prazer em correr e pular; - No desenho, encontra-se na fase da rabiscação celular (começam a aparecer as primeiras formas circulares, ainda sem intenção definida); - Geralmente tem controle esfincteriano; - Pode agarrar bolas com as duas mãos; - Pode construir uma torre de 09 a 10 blocos; - Pode abotoar, mas não desabotoar; Desenvolvimento Cognitivo: - Começa a formar sentenças mais longas com três ou quatro palavras; - Gosta de perguntar e repete constantemente as mesmas perguntas não só para confirmar as informações recebidas, como pelo prazer do diálogo; - Só ouve e compreende de fato o que lhe é dito diretamente; - Gosta de inventar nomes para as pessoas e objetos; - Gosta de inventar histórias, que conta como verdadeiras, sem intenção de mentir; - Pode comparar tamanhos; - Começa a usar números com significados; - Começa a aprender cores e figuras; - A duração da atenção depende do interesse na atividade; - Pode aprender semelhanças e diferenças; - Pode lembrar e seguir ordens de dois passos (duas etapas); - Começa a entender direções (embaixo e em cima); - Interessa-se pelo funcionamento das coisas e como elas são usadas; - Começa a interessar-se por usar palavras que definem tempo (merenda, recreio, parquinho); - Pode falar até dez, embora só possa contar dois objetos; - Começa a entender o significado de “mais”. Desenvolvimento de Linguagem Oral: - Gosta de falar, usa palavras corretamente e relaciona palavras com ações; - O vocabulário é geralmente de 750 palavras; - Entende e usa palavras abstratas como: em cima, embaixo, agora, depois; - Expressão comum: “eu não sei”; - Ri muito; - Gosta de cantar; - Conversa com adultos, mas sempre está interessada em suas respostas; - Responde corretamente quando lhe perguntam sobre o que faz uma criança com fome, frio ou cansada; Desenvolvimento Emocional - Pode algumas vezes usar palavras para dizer sentimentos; - As vezes faz birra; - Pode ter ciúmes duradouro; - Mostra crescer em independência, ressentindo interferências; - Pode expressar raiva por meio de uma atividade física; - Está mais aberta a falar palavras; - Gosta de elogios e aprovação; - Busca mais amizades, com adultos e crianças, mas ainda gosta de brincar sozinha; - Torna-se perceptiva e reage a expressões de outros; - Começa a entender o significado de certo e errado; - Gosta de agir e fazer atividades de adultos (jogos dramáticos); - Mostra confiança e amor com palavras e ações; - Pode ter um companheiro de brincadeira imaginário – coisas imaginarias parecem ser bem reais; - Aparecem sentimentos de medo: cachorro, escuro, etc; - Não aceita alterações em suas rotinas, o que ocasiona conflito com outras crianças ou adultos; - Fala sozinha, praticando a linguagem e dando forma a imaginação; - Aparecem as dificuldades para a alimentação e o sono;
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário