TRABALHO INDIVIDUAL
- Quando a atividade requer mais tempo para ser realizada;
- Se o professor quer que o aluno evolua em uma capacidade fazendo uma atividade mais direcionada ao seu grau de aprendizagem específico;
- Quando a atividade serve apenas para avaliar o grau de aprendizagem daquele aluno;
- Se é necessário aliar dois conhecimentos distintos para uma atividade, pode-se juntar alunos que possuam cada um deles;
- Pode-se explorar as variações de níveis de aprendizagem para que os alunos evoluam juntos;
- Quando as questões de gênero ou sociais geram atritos, o trabalho em dupla ajuda alunos diferentes a se relacionarem para chegar a uma resposta comum;
- Estimula o aluno a ter firmeza para eventualmente insistir em seu ponto de vista, contra argumentando com os colegas;
- Um estudante fraco se aproxima de outro que sabe mais com a ajuda de um intermediário;
- Na Educação Infantil, atividades com crianças de várias idades ganham com essa diferença de maturidade;
TRABALHO EM GRUPO
- Quando a temática é abrangente, ele vale para que os alunos aprendam de forma mais complexa a dividir tarefas;
- Pode-se exigir mais da capacidade argumentativa, já que o professor consegue montar grupos com os alunos que tenham raciocínios bem diferentes;
- Temas complexos e polêmicos se desenvolvem melhor quando o debate é ampliado;
Créditos: Letrinhas e Companhia
Nenhum comentário:
Postar um comentário