Este texto foi publicado na revista Nova Escola (revista de grande circulação entre os educadores), pelo repórter Ricardo Falzetta.
O texto mostra como foi criado o material Cuisenaire e apresenta as etapas de como ensinar os conceitos básicos de Matemática utilizando-se do material, através da experiência de uma professora de Educação Infantil.
Este material tem esse nome devido ao seu criador: Emile Georges Cuisenaire, (1891-1980).
Cuisenaire era professor de Matemática na Bégica, e ao se impressionar com uma cena de um aluno desesperado, em uma de suas aula, decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos de Matemática.
Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor; e foi assim que surgiu a Escala de Cuisinaire.
Há meio século atrás , quando Cuisenaire inventou este material não sabia se iria dar certo, porém na primeira aula que testou constatou que a sua intuição estava correta.
Só mais tarde o professor ficou conhecido fora do seu país, quando o educador egípcio Caleb Gattegno, radicado na Inglaterra e famoso por suas pesquisas em Educação Infantil, recebeu de um amigo belga, um convite para conhecer o homem que ensinava números com barras coloridas. Apesar de descrente ele aceitou, encantou-se ao ver o material, e disse “esse homem mostra técnicas às crianças que são um milagre para a educação.”
O egípcio passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire- a quem chamava de Senhor Barrinhas. O professor belga tornou-se conhecido em todo mundo.
Ë um material bem simples , porém pouco conhecido e divulgado pelos educadores. Conversando com alguns professores pude perceber que a maioria não conhecia a Escala Cuisenaire, e quem conhecia não sabia como utilizá-la.
Este texto pode auxiliar os professores que estão buscando conhecer o material e aplicá-lo em suas aulas. É um material que vale a pena ser estudado, pois é um jeito diferente e prazeroso de aprender matemática.
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