quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

máscara de carnaval!

A HISTÓRIA DO CARNAVAL

O carnaval é uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe a origem exata dessa comemoração. O que se sabe é que essa tradição vem sendo transmitida de geração a geração há muitos séculos.

Quem trouxe o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa época, a festa era chamada de entrudo, e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada, no início da Quaresma.

Durante o entrudo as pessoas iam para as ruas jogar farinha de trigo e água uns nos outros deixando uma bagunça e muita sujeira.

Mais tarde, surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas.

A serpentina, uma fitinha de papel enrolada é de origem francesa e o confete, de origem espanhola, enfeitam os bailes de salão, chegaram ao Brasil em 1892.

A partir de 1870 as fantasias de carnaval tiveram grande importância para a festa, pois foi a forma que os foliões encontraram para dar um ar mais divertido ao carnaval.

Até 1930, as fantasias eram simples, com roupas adaptadas, tingidas, enfeitadas de forma ingênua, pois os materiais que poderiam enriquecer as mesmas, como os tecidos, ornamentos, sapatilhas, adereços de cabeça, eram muito caros, aparecendo mais nos desfiles de escolas de samba.

Nos clubes e desfiles de rua, surgiram os blocos, onde um grupo de pessoas se vestia igual.

Alguns disfarces se tornaram mais famosos, como caveira, odalisca, médico, morcego, malandro, super heróis, príncipe, bobo da corte, pierrô, colombina, palhaço, dentre outros.

Depois, as fantasias se tornaram mais elaboradas, algumas fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão.

Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro.


Um comentário:

Simone Cajá disse...

Muito fofa a máscara de mão. Seu blog é incrivel. Adoro mesmo. Sempre fico on aqui. Espero que passe no meu blog e de uma força sou nova no ramo e quero que meu blog fique bom assim como o seu *-*