quinta-feira, 13 de junho de 2019

Teatro para Educação Infantil

TEATRO
A MISSÃO  DAS OVELHAS
NARRADOR: Em um pequeno sítio, viviam vários animais: um cavalo, uma mula, uma vaca, um galo,uma galinha e também um carneiro, uma ovelha e seus filhotes que haviam sido comprados a pouco tempo.
Musica fazendinha
      Seu José, o dono do sítio, cuidava muito bem de seus animais. Ele sabia que cada um era muito importante para o sustento de sua família.
( Música: Melô do galo)
Todos os dias seu José se despertava ao ouvir o galo cantar.
Seu José, se levantava, tomava seu café da manhã e saia para cuidar de seus animais.
SEU JOSÉ-Mais um dia de trabalho duro. Preciso recolher os ovos, alimentar os animais, regar as plantas, para que tudo em meu sítio esteja em perfeita harmonia.
NARRADOR-Cada animal tinha sua função no sítio e todos eram fundamentais para seu José e sua família.
      Os animais conversavam entre eles. Cada novidade era motivo para muitos comentários e eles acabavam, quase sempre brigando uns com os outros.Cada um se julgava melhor que o outro, somente os carneiros não participavam das conversas e das brigas.
( Música: A galinha Magricela)
GALINHA- Esses animais do sítio são todos inúteis, afinal sou eu quem põe os ovos.
( Música: A vaca)
NARRADOR- A vaca ouvindo isso respondeu:
VACA- Ora, sem meu leite as crianças passam fome, por isso sou a melhor e não quero nem ficar perto de vocês.
( Música – Cavalo)
CAVALO- Se não fosse eu, nosso dono além de andar a pé teria que carregar muito peso. Todos os dias eu o ajudo nas atividades do sítio, por isso ele não vive sem mim.
NARRADOR-Ouvindo isso a mula  se aproximou e disse:
( música da mula)
MULA_Bem, se eu não puxar o arado aqui, ninguém come!
NARRADOR- Olhando para os carneiros a mula completou:
MULA:__Piores são os carneiros, que não servem para nada! Só comem o dia todo, não põem ovos, não dão leite, não cantam e também não trabalham.
VACA- Eta família folgada!
GALINHA- É mesmo não servem para nada.
( Música – Carneiro)
NARRADOR- O carneirinho ouviu o que os outros animais diziam de sua família. Muito triste foi para perto de seus pais e preguntou:
CARNEIRINHO- Mamãe, nós, os carneiros, não servimos para nada
NARRADOR- Carinhosamente sua mãe respondeu:
OVELHA- Filho, Deus criou a Terra, o sol, a água, as plantas, os homens, os animais. Tudo foi feito de uma forma tão perfeita, que não existe nada no mundo que não tenha o seu valor.
NARRADOR- Completou seu pai.
CARNEIRO-Todos precisamos uns dos outros.
NARRADOR- Neste momento, a mula que era muito curiosa, já estava ali, com as orelhas em pé, escutando a conversa e ouviu o carneirinho dizendo:
CARNEIRINHO- Mamãe, que nós dependemos da água, das plantas, do sol, eu já sei. Eu só não sei para que servem os carneiros. Eu não quero ser inútil.
NARRADOR- Quando sua mãe ia explicar, chegou seu José. Ele pegou o carneiro e a ovelha e levou-os para o galpão que ficava ali perto. O carneirinho ficou aos berros. Desesperado ele gritava.
CARNEIRINHO- BEÉÉ. BÉÉÉ. Mamãe! Papai! Voltem! Voltem!
NARRADOR-Todos os animais ficaram olhando. Então o cavalo falou:
CAVALO- Bem que a mula falou que eram inúteis...Devem ter sido vendidos...
GALINHA-É mesmo, se não servem para nada é melhor que saiam daqui.
VACA- Não entendo porque vocês perdem tempo com esses aí.
GALO- Vocês vivem brigando. Respeitem a dor do carneirinho e não falem assim perto dele, coitadinho...certamente terá o mesmo fim.
NARRADOR-A mula que tinha escutado a conversa entre os pais e o filhote, falou:
MULA- Não sei, não, acho que nós estamos errados. Eu ouvi uma conversa que me deixou curiosa. É melhor esperar para ver o que acontece.
NARRADOR: Depois de algum tempo, o carneirinho ainda chorava, chamando por seus pais. 
CARNEIRINHO- BÉÉÉ...Mamãe, papai, voltem.
NARRADOR- De repente, a porta do galpão se abriu. Todos os animais olharam para ver o que tinha acontecido. De lá de dentro saíram o carneiro e a ovelha, totalmente pelados. Magros, sem seus pelos, foram imediatamente para perto do filhote.
No pasto gargalhada geral. Todos falavam ao mesmo tempo:
VACA- Olhem só, como são magrinhos! Pareciam ser tão grandes...
GALINHA- Que horror! Pelados!
CAVALO- Nunca vi coisa tão feia!
NARRADOR- A mula então falou:
MULA_ Parem de rir! Vamos lá saber o que aconteceu.
NARRADOR- O carneirinho assustado não parava de perguntar.
CARNEIRINHO-O que foi isso  Porque vocês estão assim
OVELHA- Calma meu filho...Nós estamos bem. Pare de chorar, que eu vou lhe contar tudo.
Filho, nós os carneiros, também temos utilidade. Damos nossa lã e com ela os homens fazem agasalhos, cobertores que os protegem do frio.
NARRADOR- Muito feliz o carneirinho falou.
CARNEIRINHO- Então, nós também somos úteis!
CARNEIRO_ Claro, meu filho! Nosso pelo vai crescer novamente e será cortado muitas vezes e, assim, seremos sempre úteis.
NARRADOR- O carneirinho se virou para a mãe e perguntou:
CARNEIRINHO_ Mamãe nós somos mais importantes que os outros
OVELHA_ Não, meu filho. Somos todos filhos de Deus. Cada um de nós é muito importante no ciclo da vida.  Afinal, ninguém é feliz vivendo sozinho e isolado de todos. Devemos respeitar uns aos outros, respeitar as diferenças e o jeito de ser de cada um, para vivermos em harmonia.
NARRADOR- Os outros animais perceberam o quanto estavam errados. Entenderam que cada um tem sua utilidade e que tudo na natureza tem muito valor. Pediram desculpas ao carneirinho e seus pais e, daquele dia em diante, passaram a se respeitar e viveram muito felizes.

Musica _ Amizade

Nenhum comentário: