quinta-feira, 13 de junho de 2019

Teatro para o Ensino Fundamental


Conta-se que na China antiga, um príncipe da região norte do país estava às vésperas de ser coroado imperador.

Mas, de acordo com a lei, antes de ser coroado deveria se casar.

Sabendo disso, ele resolveu convidar todas as moças da corte e escolher quem seria sua esposa.

No dia seguinte, logo pela manhã, todo o reino ficou sabendo do convite do príncipe:

Atenção! Atenção! o príncipe anuncia que receberá, numa celebração especial, todas as pretendentes que desejam ser sua esposa. E neste grande dia,  lançará  um desafio a todas.

 Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.

Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir à celebração, e indagou incrédula: 

- Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta ideia insensata da cabeça; eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura. 

- Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz.

À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, inicialmente, o príncipe anunciou o desafio: 

- Boa noite! Seria realmente impossível escolher entre vocês qual é a mais bela e digna de ser minha esposa. Então darei a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.

O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado. 

Passaram-se três meses e nada surgiu.

1)   Já faz três meses que estou cuidando dessa semente e até agora nada aconteceu!
2)   Cuido todos os dias da minha semente. Já troquei a terra, já troquei o pote e até agora nenhum sinal que está dando certo.
3)   Isso é um absurdo! Vou pedir para meu pai contratar o melhor jardineiro que existe e com certeza ele saberá o que fazer.
4)   Eu não vou ficar cuidando desta semente. Já estou cansada. Tenho um plano muito melhor que este de contratar jardineiro.
5)   O tempo está passando muito depressa. Como vou conseguir uma flor? Preciso trazer a mais linda flor que já se viu.
6)   Já que o desafio é trazer uma linda flor, com certeza serei a vencedora. Meu pai é dono da floricultura mais chique da cidade.
7)   Eu não sei mesmo o que fazer, mas é uma questão de honra que a minha flor seja a mais bonita. Eu vou ser a esposa do imperador custe o que custar.
8)   Quanta tolice. Não vou perder o meu tempo em cultivar sementes, tenho lindas flores em casa... Vou para o salão de beleza ficar ainda mais bela.
9)   Vejo que estou a cada dia mais distante do meu sonho, mas não vou desistir dele. Vou continuar cuidando com todo o amor desta minha semente.

Ao fim dos seis meses, o príncipe que já estava ansioso para conhecer sua esposa, aquela que dedicou seu tempo para cuidar da semente que ele havia entregue.

Atenção. Atenção. O príncipe receberá,amanhã , em seu castelo todas as pretendentes que aceitaram o desafio para ser sua  esposa. E aproveitando a oportunidade ele convida todos para participar deste dia especial em sua vida.

_ Minha filha, você se esforçou muito cuidando desta semente. Mas não era para ser! Será vergonhoso você comparecer ao palácio sem uma flor.

_ Mamãe, eu estou consciente do meu esforço e dedicação, vou sim ao palácio, não tenho nada a esconder e posso passar pelo menos alguns momentos na companhia do príncipe. 

Na hora marcada, a jovem moça estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores.  

Todos estavam  admirados, nunca haviam presenciado tão bela cena. Disfarçadamente, todos riam da jovem moça com seu vaso vazio.

Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.

As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado. Então, calmamente o príncipe esclareceu:

- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram queimadas e não poderiam nunca ter germinado. Esta linda moça foi a única que me trouxe a verdade.
(Autor desconhecido)


Nenhum comentário: