1. Controle o tempo de uso. Pode parecer uma atitude radical, mas não tem outro jeito. A criança, a partir dos 2 anos, deve passar no máximo duas horas por dia se entretendo com eles.
2. Transforme-os em uma atividade da família: se for assistir a um filme, escolham juntos o título, por exemplo, ou desafie seu filho naquele game que você não dá muito vexame.
3. Fique atento à faixa etária indicada para o programa a que seu filho está assistindo. Tanto a que as próprias emissoras indicam quanto a que seu bom senso avalia.
4. Ajude seu filho a escolher programas de TV interessantes, que podem ensinar e incentivar a curiosidade. Tem muitos deles à disposição, especialmente os dos canais a cabo.
5. Use o computador como uma forma de a garotada falar com os avós, primos, trocar fotos, vídeos. Aprender a usar todas as formas de comunicação é um prazer.
6. A internet pode ajudar seu filho a ir além da escola. Incentive-o a fazer pesquisas sobre o animal preferido, o personagem de que mais gosta, um país que queira conhecer etc.
7. Escolha um software que filtre os sites a que seu filho tem acesso. Assim você não fica preocupado quando ele estiver pesquisando.
8. Bebês também podem aproveitar o computador. Há vários títulos de CD-ROM e softwares bem simples para colorir e mover imagens. Eles se divertem e exercitam a coordenação motora.
9. Não tem problema se você recorrer à televisão de vez em quando para entreter as crianças enquanto está ocupada. A questão, novamente, é a qualidade e o tempo.
Um comentário:
Oi, tia Angélica.
Importantíssima esta matéria! Em muitos casos o computador e a televisão se tornam os responsáveis pela educação e companhia das crianças; e é uma pena!
Parabéns pelo blog e um grande abraço.
Postar um comentário