Pode parecer engraçado para alguns ou para a maioria dos pais, quando a criança fala “buza” no lugar de blusa, “achim” no lugar de assim. Essa linguagem é prejudicial ao desenvolvimento da criança, atrapalhando significativamente o aprendizado e até a alfabetização.
Muitas vezes nos dirigimos às crianças usando termos infantilizados e essa maneira aparentemente carinhosa de falar com elas, pode e muito atrapalhar a aquisição e o desenvolvimento adequado da fala. Desta forma desacreditamos do potencial e capacidade de cada criança falar corretamente.
Falar infantilizado e errado com a criança, fará com que ela aprenda e assimile a língua de forma inadequada. Também falar omitindo (letras), ou distorcendo palavras como: tete (mamadeira), peta (chupeta), papá (almoço/jantar), naná (dormir), etc., atrapalha e reforça o erro, provocando muitas vezes disturbios de fala.
Tal disturbio deve ser levado à sério, pois leva a outras alterações como por exemplo: a criança deslocar as trocas na fala para a linguagem escrita durante a alfabetização.Tendo consequências na interação social, uma vez que a criança poderá se sentir envergonhada diante de colegas ou pessoas que não a compreenda falando “errado”. Geralmente tais crianças se tornam retraídas, evitando situações onde tenham que falar.
Até aproximadamente 4 anos é aceitável algumas trocas, uma vez que a criança está adquirindo vocabulário, porém a persistência destas alterações devem ser cuidadosamente avaliadas pelo profissional competente, no caso, o Fonoaudiólogo, para determinar a necessidade de Fonoterapia ou somente orientação aos pais.
Não somente a maneira como se fala com a criança pode trazer alterações na fala, mas inúmeras causas podem refletir no processo de desenvolvimento como: problemas neurológicos, perdas auditivas (surdez), pais advinhos que “sabem tudo o que o filho quer”, impedindo a criança de exercitar a fala ao solicitar-lhes alguma coisa.
Além destas causas também levamos em conta a questão de qual é o desejo inconsciente da família em que essa criança fale adequadamente e tenha o seu próprio desejo como indivíduo falante e saia do lugar de objeto do desejo de muitos pais/mães.
Esse desejo inconsciente só se tornará consciente quando falado e implicado pelos pais, que ao se darem conta de qual é o lugar que a criança ocupa na família, o sintoma desaparece..
A abordagem Psicanalítica é que possibilita o profissional trabalhar com o indivíduo em um tempo menor de tratamento, pois somente com a visão organicista a criança poderá deslocar os sintomas ou permanecer com eles, sem que haja cura e muitas vezes passando por vários profissionais sem resultados satisfatórios
Prevenindo-se os distúrbios da fala evita-se que se instale disturbio na leitura e na escrita.
GEDALVA G. O. TONELLI
Fonoaudióloga/Psicanalista - CRFª 6628
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