-Jogos de memória
- Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
-Rasgar papéis com as mãos.
-Amassar os papéis picados.
-Confecção de colares.
-Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
-Massinhas de modelar.
-Argila
-Brincar de faz-de-conta.
-Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
-Dançar.
-Correr com e sem apoio.
-Equilibar-se num pé só.
-Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros.
-Brincar com água, terra, argila,areia, barro.
-Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.
-Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.
-Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.
-Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas freqüentemente.
-Observar e explorar o ambiente através do tato.
-Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.
-Identificar cores.
-Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.
-Rodinha para conversação.
-Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos.
-Morto-vivo (jogo)
-Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.
-Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial.
-Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias.
-Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir.
-Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais
- Exercícios para desenvolver a lateralidade.
-Desenho espontâneo com lápis de cera.
- Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas
-Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentação (histórias) às crianças.
-Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
-Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.
-Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
- Manipulação de material de sucata.
-Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.
- Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
-Rasgar papéis com as mãos.
-Amassar os papéis picados.
-Confecção de colares.
-Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
-Massinhas de modelar.
-Argila
-Brincar de faz-de-conta.
-Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
-Dançar.
-Correr com e sem apoio.
-Equilibar-se num pé só.
-Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros.
-Brincar com água, terra, argila,areia, barro.
-Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.
-Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.
-Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.
-Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas freqüentemente.
-Observar e explorar o ambiente através do tato.
-Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.
-Identificar cores.
-Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.
-Rodinha para conversação.
-Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos.
-Morto-vivo (jogo)
-Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.
-Brincadeiras com bolas, petecas, balões, água, massa para desenvolver a percepção tridimensional, a percepção de distância e orientação espacial.
-Ajudá-la no desenvolvimento do vocabulário, encorajando-a na identificação das atividades realizadas nas tarefas diárias.
-Ensiná-la a identificar as roupas que usa e os diferentes passos no processo de vestir e despir.
-Confecção de bandinha rítmica, para propiciar o canto acompanhado de instrumentos musicais
- Exercícios para desenvolver a lateralidade.
-Desenho espontâneo com lápis de cera.
- Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas
-Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentação (histórias) às crianças.
-Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
-Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.
-Desenhar um caracol no chão, as crianças devem andar em cima da linha, no sentido de ir e voltar.
- Manipulação de material de sucata.
-Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.
31 comentários:
Seu blog é muito bom ,ainda mais pra quem trabalha com Educação Infantil como eu.Parabéns!!!
Sou sua mais nova seguidora e te convido a participar do meu bloguinho também.
Bjusssss!!!!!!
Oiiii.... Achei um tutorial bem facil p trocar layout! Até troquei o meu!!!Manda um email pra mim q te passo. Bjins....
Oi, Angelica...
Minhas férias só começa em agosto e é apenas semana, ou seja, descanso, hihihi
Aqui no japão não tem férias como ai no brasil, infelizmente... mas já da pra descansar
Bom fim de semana
Bjos
Adorei essas atividades.. vou adaptar para as crianças na faixa etária de 3 a 5 anos no Ministério com Crianças na igreja. Obrigada! Deus te abençoe sempre.
Adorei essas atividades, estou planejando meu estágio e esse blog me ajudou muito.obrigaduuu.bjooooo
Amei seu blog, estou começandominha tragetória na educação infantil e tenho certeza que vc vai me ajudar muito. suas idéia são maravilhosa .PARABENS
Oi,Angélica...
Achei muito bom suas atividades,pois trabalho com Educação Infantil.E tenho certeza que vai me ajudar muito.Parabéns!!!
bjo!!!
Boa noite Angélica tudo bem??
Quero te dizer que é muito bom saber que existem profissionais como vc e se dispõe a ajudar professores e pais!!
Vc dá muitas dicas de atividades e isso é muito bacana no seu blog!!
Parábens e até mais!
Nada mais que
Tatiane , adi.
Visitei seu blog e amei...Vc está de parabéns!!
Amei as sugestões! Estou fazendo estágio do Curso Normal na Educação Infantil, suas ideias serão muito proveitosas! Obrigada!
Eu também sou professora e muito, muito apaixonada pela profissão. São 29 anos de dedicação e de muito trabalho, graças a Deus.Parabéns pelo seu trabalho!!!!!
Graça
Eu também sou professora e muito, muito apaixonada pela profissão. São 29 anos de dedicação e de muito trabalho, graças a Deus.Parabéns pelo seu trabalho!!!!!
Graça
OLÁ ADOREI SEU BLOG, SUPER CRIATIVO E É REALMENTE CENTRADO PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E COGNITIVO DA CRIANÇA COM MUITAS DICAS RIQUISSÍMAS! UM GRANDE ABRAÇO
Oi Tia Angélica, adorei seu blog.
Estou cursando pedagogia.Estou fazendo estágio agora, pela primeira vez. Primeira experiência em sala de aula. Sao alunos do primeiro período 4-5 anos. Nossa que sufoco rsrsr
to desesperada.
Apesar da loucura que as crianças fazem...estou amando e espero ser professora pelo resto da minha vida.
Me mande um email falando de suas experiencias.
Atividades relacionadas com criança.
bjux
sou sua fã.
Olà Angelica
Sou professora também, mas leciono INGLÊS do 2º ao 9º ano!!!
Conheci seu blog através do google, pois estava a procura de atividades para as férias do meu filho de 4 anos, fiz várias anotações!
Eu também tenho um blog, visite se você puder,beijos!
http://vanessa-educarte.blogspot.com/
Parabéns o seu blog me ajudou bastante, pena que sou nova na escola e quase não me deixam fazer nada.
beijos
adorei o seu blog pena que ainda estou fazendo o magistério mais pretendo continuar na profissão de professora!!!bye
Agêe, eu sou professora de baixinhos na espanha. É uma delicia meu trabalaho. um professor da educação infantil tem que ser acima de TUDO apaixonado pelo que faz. Cative essas rianças pois com sua ajuda elas podem fazer um futuro digno . Parabéns.
De sua grande fã e professora , Nicole.
Olá Angélica... parabéns pelo blog...
adorei mto. Sou professora de Karatê e estou adaptando suas orientações para ajudar desenvolver meus aluninhos.
beijos!!
Muito interessante seu blog, super criativo!!! Parabéns...
Bjs
Olá tia Angélica, gostei muito do seu blog e preciso de ajuda. Trabalho com crianças de 4 e 5 anos, são 20 crianças, e preciso de uma brincadeira ou dinâmica para ensiná-los a não mentir, alguma sugestão? Obrigada pela atenção!
Gostei muito,estou trabalhando com crianças de 4 e 5 anos e preciso muitos de atividades pedagogicas, não sou formando ainda, Mas quero ser muito um professor tenho 16 anos!
Estou usando muito tambem a coleção NO MEU JARDIM uma coleção otima para trabalhar com crianças nessa idade!
Abraços....
Meu nome é Luana e atuo na educação faz 1 ano e este ano, na educação infantil. Amei suas atividades e como solicitado, postei o comentário...Obrigada!
Parabens, eu estou meio perdido vai ser meu primeiro ano como recreacionista em uma creche, mais o blog me deu uma luz e uma base
Por favor, meu nome é Carlos e meu email e tita_jr@hotmail.com
Meu primeiro ano e ontem foi meu primeiro dia em uma creche com 25 crianças de 5 anos, queria umas dicas de como deixar elas mais calmas hauha, e nao tenho muito espaço
Bom dia!!
Sou Elisângela e estou trabalhando com a turma do 2º Período e gostaria de umas ideias novas, pois nunca trabalhei com esta turma.Parabéns pelo blog, já peguei todas as dicas.Mim ajuda.Bjs!!!
Ela nao responde os comentarios ):
seu blog é muito bom. A educação infantil se fortalece ainda mais porque divulgando idéias é que vamos transformando nossa prática com as crianças.
bjs liviane
oiii achei esse site mt legal e as coisas bem interessante vc esta de3 prarabénss!!
muito legal ajuda muito quem trabalha em educação infantil,parábens!
oi ameiii de mais seu blog, muito bom.. parabéns
Postar um comentário